|
Gostaria de aproveitar esta oportunidade para dar um conceito pessoal de fechar o gigante da internet, megaupload e sua repercussão na web.
primeiro lugar, gostaria de relatar o que ele estava (hoje 23 de janeiro de 2011 está fora de linha e aguarda uma decisão judicial) megaupload e serviços oferecidos na web.
fundada em 2005 em Hong Kong, era um lugar onde o serviço era basicamente para hospedar arquivos para o servidor e, assim, compartilhar esses na web através de uma URL para o download.
megaupload como há muitos outros como o mediafire, rapidshare, 4shared e 'share' de muitos outros (partilha em Inglês).
megaupload provavelmente é apenas o primeiro de uma série de encerramentos e controvérsia sobre esta questão.
Retomando a minha conta do megaupload, dando a capacidade de upload de arquivos até 2 gigabytes de contas gratuitas e até 100 para contas premium, tornando-se assim uma ótima maneira de acomodar e, portanto, de compartilhamento de arquivos de conteúdo multimídia, como áudio e vídeo.
Este gigante era cerca de 50 milhões de acessos por dia e cerca de 1000 milhões por ano, tornando-se assim um dos mais movimentados sites na Internet.
na faixa de áudio era muito comum encontrar álbuns ou qualquer artista completa discografia megaupload alojados nos filmes mesma forma, curtas-metragens, livros e muitos arquivos com conteúdo protegido por direitos autorais (copyright), esses arquivos e links foram compartilhadas principalmente em fóruns como elbulto, Tipet, cdescarga, taringa, entre outros.
megaupload, mas nas suas políticas que proíbem arquivos de copyright também deu a possibilidade para os usuários a denunciar esse tipo de conteúdo, é claro que o número de arquivos ignorados para este tópico foi muito inferior ao número de arquivos ativos.
não preciso ser um gênio para perceber que muitos dos arquivos megaupload foram alojados dentro detrimento da propriedade intelectual de muitas pessoas e empresas.
Acho megaupload fechamento em um assunto tão vasto e complexo, é inegável o seu serviço muito útil, e devemos reconhecer também que, direta ou indiretamente prejudicados pessoas.
Finalmente eu acho que o encerramento das megaupload é apenas um pano quente e úmido como o problema subjacente, muitas pessoas preferem baixar um álbum de pagar 10 ou 20 dólares para isso, embora seja mais justa recompensa o esforço e talento do artista, o que se esses serviços não existiam? a média das pessoas provavelmente não sabem sequer 1% da música agora conhecida como ter acesso a ele teria que ser, literalmente, um bilionário, ou quantos filmes já vi em minha vida se cada um teve que pagar, com certeza seria apenas uma fração .
Então, eu reconheço o direito de todos os artistas e pessoas envolvidas com direitos autorais, aplaudir não ter acesso a qualquer conteúdo sem pagar nada, mas acho que o sistema não é perfeito.
de modo que com o encerramento de pessoas megaupload muitos ao redor do mundo terão menos acesso a menos conteúdo e esta é a verdade absoluta . . .
bom ou ruim? Tire as suas conclusões.
nota: eu tomei a imagem deste artigo a partir de um blog, não pagam royalties, estou ciente do trabalho que custou o artista gráfico, espero que me perdoe.
|